quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Caminheiro Andante


"Só uma ou duas pessoas encontrei na vida que compreendiam a Arte de Caminhar, ou seja, de dar passeios -; que tinham, por assim dizer, o talento de SAUNTERING, palavra formosamente derivada das "pessoas ociosas que na Idade Média percorriam terras e pediam esmola com o pretexto de ir LA SAINTE TERRE, à Terra Santa", ao ponto de as crianças gritarem: "Olha, um SAINTE-TERRER", um SAUNTERER - um que vai à Terra Santa. Os que nunca vão à Terra Santa nas suas caminhadas, como pretendem fazer crer, não passam de ociosos e vagabundos; mas quem lá vai é SAUNTERER no sentido que eu considero bom. Há no entanto quem faça a palavra derivar de SANS TERRE, sem terra ou sem casa; que pode considerar-se, aliás no bom sentido, o que não tem residência certa e, seja onde for, está em casa. Porque o segredo de um bem sucedido vaguear é este. Quem passar todo o tempo em casa pode ser o maior dos andarilhos; mas quem vagueia no bom sentido não mais andarilho é do que o rio sinuoso que procura, incansável e perseverante, o caminho mais curto para o mar. Tenho porém preferência pela primeira e, de facto, mais provável etimologia. Porque toda a caminhada é uma espécie de cruzada que um Pedro o Eremita qualquer prega dentro de nós para partirmos e reconquistarmos a Terra Santa nas mãos dos Infiéis.
(...)
Voltando à minha experiência pessoal, a mim e ao meu companheiro - porque às vezes tenho um companheiro - agrada-nos imaginar que somos cavaleiros de uma ordem nova, ou antes, antiga - não Ginetes ou CHEVALIERS, não RITTERS ou RIDERS mas Caminhantes que ainda é, acredito, a mais velha e honrosa das classes. Em tempos pertencente ao Cavaleiro, o espírito cavaleiresco e heróico parece agora que reside, ou porventura assenta, no Caminhante - não já Cavaleiro mas Caminheiro Andante."

Henry David Thoreau: Caminhar

Sem comentários:

Enviar um comentário