segunda-feira, 7 de julho de 2014

Capacidade de pensar

«De bicicleta abrandei em relação ao carro e, a pé, abrandei em relação à bicicleta. Encontrei uma correlação directa entre desconforto e tempo. O desconforto impôs a dilatação do tempo e, a Caminho de Santiago, o tempo não é dinheiro nem passa a correr. É o único capaz de fazer o que é preciso. Regenerar. Ele ganhou volume e eu dei-lhe espaço.
A dinâmica dos meus dias é bem diferente. Controlada pela rapidez dos transportes, das respostas que exijo e me são exigidas, vivo rodeada de listas de coisas por fazer e de listas de como as resolver. O tempo é sempre curto para o número de solicitações e a minha cabeça desdobra-se em exercícios de resposta imediata, enquanto, em simultâneo, antecipa o ponto que se segue. Assim, dou por mim com a perícia de um polvo, munida de vários braços e com capacidade de os estender para assuntos diferentes. Sempre ao mesmo tempo. A isto chama-se multitasking e este estrangeirismo entrou na gíria empresarial portuguesa como uma das características mais valorizadas num colaborador. Contudo, vários investigadores têm opinião contrária à dos gestores.
Segundo eles, a probabilidade de iniciar qualquer coisa e deixá-la interrompida, ou até mesmo inacabada, é muito elevada. Não existe concentração, mas, antes, dispersão. Por um lado, há um pico de adrenalina ao ser-se solicitado com intensidade e frequência, mas por outro, surgem sentimentos de desmotivação porque as celebrações pela conclusão de algo escasseiam. Aos poucos, perde-se a capacidade de pensar a fundo, durante muito tempo – como é expectável quando o assunto é para levar a sério. Em resumo, a mente está sempre ocupada, mas isso não significa que esteja a pensar.»
Fausta Cardoso PereiraBom Caminho (Lisboa: Planeta, 2013, pp. 100-101)

Nota:
Bom Caminho trata-se de um livro motivador que, como está explícito na capa, pretende ser «um convite à viagem e à reflexão». Este «relato na primeira pessoa da experiência transformadora do Caminho Português de Santiago» surge, a nosso ver, motivador no panorama de outras obras do género pela sua aparente simplicidade plena de clareza… É certamente um livro que recomendamos e poderá ler aqui as primeiras páginas.

Sem comentários:

Enviar um comentário