segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Woodcraft

Pedro Cuiça © Grupo 48 AEP (Damaia, 2013)

Na sequência dos posts que publicámos anteriormente sobre The Kindred of the Kibbo Kift e John Hargrave, o seu fundador, deixamos aqui algumas referências histórico-bibliográficas acerca da evolução do woodcraft e, nesse contexto, um vídeo sobre a Woodcraft Folk, que ainda se encontra hoje no activo, com vista a contextualizar esse fenómeno que, actualmente, será remotamente associado àquilo que se considera esco(u)tismo.

Um famoso clássico sobre vida ao ar livre e técnicas de campo trata-se de Woodcraft and Camping (1884), um livro escrito por George Washington Sears (1821-1890), mais conhecido como "Nessmuk". Trata-se de uma obra que, apesar de ter mais de um século, se revela bastante actual e mostra o quanto Nessmuk estava "à frente"... A designação "Nessmuk" é bastante conhecida pelas características facas assim denominadas, mas o mesmo não acontece com os escritos do autor que deu a conhecer esse nome. Para além do referido livro, Nessmuk também escreveu diversos artigos para a revista Forest and Stream.


The American Boy’s Handybook of Camp-lore and Woodcraft (1920) trata-se de mais um clássico, desta feita de Dan Beard (1850-1941). Daniel Carter "Uncle Dan" Beard foi um ilustrador e escritor, fundador dos Sons of Daniel Boone (1905) que viriam a integrar os Boy Scouts of América (1910). Outro clássico de Dan Beard é Shelters, Shacks, and Shanties (1914).


Mais um clássico: The Book of Woodcraft and Indian Lore (1913), de Ernest Thompson Seton (1860-1946). Este escocês, naturalizado norte-americano, foi um notável escritor e artista dedicado à temática da vida selvagem. Foi também o inspirador do movimento escotista na Inglaterra e, posteriormente, do Kibbo Kift. Outra importante obra de Thompson Seton é Boy Scouts of America (1910). Um livro no qual esse profícuo escritor, com mais de meia centena de obras publicadas sobre “artes do campo”, cria os fundamentos do escotismo na América do Norte. Saliente-se que Baden-Powell foi coautor.


O escotismo surge, em 1907, como uma forma de woodcraft, pioneira na descoberta/exploração da natureza por parte de crianças e jovens num contexto de actividades de ar livre. O movimento, fundado por Baden-Powell (1857-1941), implantou-se com base no conhecidíssimo Scouting for Boys (1908), publicado em Portugal inicialmente sob o título de Manual do Escoteiro (1915) e posteriormente com o título Escutismo para Rapazes. Não deixa de ser curioso comparar o original com as traduções portuguesas



Sem comentários:

Enviar um comentário