segunda-feira, 19 de março de 2018

D'o Pai do Montanhismo


Ben Nevis (Escócia) © Pedro Cuiça (2007)

O acto de subir remonta às origens do Homem mas é na segunda metade do século XVIII que surge o alpinismo. Já percorrida por intrépidos viajantes, caçadores e colectores de minerais, é nessa altura que o público erudito descobre os encantos da alta-montanha (e, sobretudo, da média montanha). Enquanto Jean-Jacques Rousseau percorre “em êxtase esses lugares tão pouco conhecidos e tão dignos de serem admirados”, um outro genebrino, Horace-Bénédict de Saussure, lança-se no projecto de ascender a, então, considerada a montanha mais alta da Europa: o Monte Branco (4807 m). Desejo que viria a concretizar um quarto de século mais tarde, em 1787, um ano depois da primeira ascensão realizada por Jacques Balmat, um “guia” de Chamonix, e Michel-Gabriel Pacard. A ascensão levada a cabo por Saussure teve tais repercussões na Europa que o Monte Branco e a montanha, em geral, se tornaram moda. Daí que Saussure seja considerado o pai do alpinismo e a sua ascensão marque o começo dessa actividade.
De facto, o montanhismo começa a ser praticado, no século XVIII, com as primeiras ascensões sistemáticas nos Alpes efectuadas sobretudo por britânicos e guias locais. Ao princípio seguiram-se trajectos tecnicamente fáceis mas posteriormente foram sendo enfrentadas dificuldades cada vez mais ousadas. Não admira, pois, que as técnicas de escalada em rocha se tivessem desenvolvido um pouco tardiamente em relação às técnicas de neve. Até aos anos 80 do século XIX, os alpinistas centraram a sua atenção na conquista das mais altas montanhas dos Alpes pelas vias mais acessíveis, sendo estas raramente rochosas. As primeiras escaladas, no Grépon (Maciço do Monte Branco), marcam a transição para itenerários com partes rochosas. A evolução do alpinismo no Maciço do Monte Branco foi sintetizada de forma genial por Frison-Roche: “Aprés le mont Blanc, la Verte; aprés la Verte, le Dru”. Essa evolução demorou um século: O Monte Branco foi ascendido pela primeira vez em 1786, a Verte em 1865 e o Dru em 1878.
[CUIÇA, 2010: 23-24]

São Roque (Pico) © Pedro Cuiça (2016)


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
CUIÇA, Pedro. Guia de Montanha – Manual Técnico de Montanhismo I. Lisboa: Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal/Campo Base, 2010, pp. 224. ISBN 978-989-96647-1-5

Sem comentários:

Enviar um comentário