quinta-feira, 19 de abril de 2018

Pedifesto Eco-lógico


Estarei no Mãe Natureza,Terra Viva – Colóquio Internacional, dia 15 de Maio, para apresentar Pedifesto Eco-lógico: passo a passo da teoria à prática.
Pedifesto eco-lógico é uma espécie de manifesto às avessas, sobre como passar de ecologismos teóricos à concretização de eco-acções directas, em três actos: (1) Eco-locação, (2) Eco-lógica e (3) Eco-activismo. Às avessas porque também ou frequentemente de pernas para o ar – que o mesmo será dizer de pés no Céu – e talvez por isso de mãos na Terra, e/ou vice-versa, de modo a possibilitar perspectivas ousadas e pontos de vista invulgares.


Eco-locação porque é fundamental posicionar-se para navegar – onde estou, para onde vou? – na vastidão do tempo e do espaço, do infinitamente grande ao infinitamente pequeno, da geo-história ao Antropocénico, da Terra viva e do ser terráqueo, do passado e do futuro, do aqui e agora.
Eco-lógica ou d’o ecologismo especulativo assente no pensar global: numa abordagem abrangente do vasto condomínio que é o planeta Terra, mas também da globalidade das diversificadas (inter)relações (eco)sistémicas que conduzem a uma visão holística, reverencial e inclusiva, de profundo respeito pelo outro.
Eco-activismo ou d’o ecologismo operativo expresso no agir local: a cognição corporificada ou encarnada na acção directa, na justa medida da mestria do ser paradoxal, por exemplo ao caminhar estando parado ou fazer não fazendo. Uma prática ancorada na simplicidade, humildade e até na renúncia, e expressa através de belos pequenos/grandes actos que importam, como AMAR/Respeitar a sacralidade de todos os Seres ou Cultivar o maravilhamento, as anDANÇAs e os enCANTAmentos…
Como fio condutor o caminhante que ao caminhar se transforma no próprio caminho e, ao fazê-lo, se cumpre naturalmente/Natureza num sentido/sentir não só metafórico mas também concreto. E mais além?...


Não te esqueças de fazer o pino e, 
olhando os pés, ver as estrelas…



Sem comentários:

Enviar um comentário