terça-feira, 26 de novembro de 2013

Ecological Footprint

Pegada Ecológica e Ética Ambiental

A pegada ecológica (ecological footprint) trata-se de um índice desenvolvido, na primeira metade da década de 90 do século passado, por William Rees e Mathis Wackernagel, com base no conceito de capacidade de carga dos ecossistemas (tal como noutros como emergy e MIPS). Este índice reflete a área de terreno ou de água (biocapacidade) necessária para manter o consumo de recursos e energia, assim como absorver os resíduos produzidos por uma determinada população humana ou economia (BURGESS & LAI, 2006). A pegada ecológica não é uma medida exata mas uma estimativa do impacte que o nosso estilo de vida terá sobre o planeta, sendo por isso usada como um indicador de sustentabilidade: para atingir um desenvolvimento sustentável a pegada ecológica associada terá de ser inferior a uma Terra. Nesse âmbito, as actividades de ar livre não podem ser descontextualizadas da sua “forma de fazer” (da sua praxis) e, daí, da sua componente ética, com claras implicações ambientais que podem (e devem) ser integradas no conceito de pegada ecológica. Basta ter em consideração a indústria de equipamentos out-door e o consumismo inerente, tal como a indústria de animação turística ou os transportes (designadamente aéreos) associados a essas actividades para facilmente verificarmos a importância da forma como se praticam as actividades de ar livre, hoje em dia, no cálculo da pegada ecológica.
A evidente insustentabilidade do estilo de vida moderno e, posteriormente, pós-moderno, baseado no consumismo e, depois, no híper-consumismo – para empregar a expressão cunhada pelo filósofo Gilles Lipovetsky (2004) – tornou evidente, em determinadas correntes de pensamento, a necessidade de uma outra relação/posicionamento face à Natureza. A aurora dessas novas formas de pensar é traduzida de forma cabal na obra A Sand County Almanac (1949) – traduzido para português sob o título “Pensar como uma Montanha” –, talvez o mais discutido clássico da natureza e da ecologia, e o pilar de uma muito recente ética da Terra, ética ambiental ou ética ecológica. Retomando a inspiração de outras duas gradas figuras do pensamento norte-americano do século XIX, os transcendentalistas Ralph Waldo Emerson e Henry David Thoreau, no pensamento de Aldo Leopold está incluso praticamente tudo aquilo que hoje estamos a (re)aprender quando queremos transformar o conceito de desenvolvimento sustentável em algo realmente efetivo: o respeito pelos valores intrínsecos dos ecossistemas; a capacidade de apreciação do sagrado e o sublime que se manifesta na Natureza (Soromenho-Marques in LEOPOLD, 2008). É esta visão do mundo – ecocêntrica – que Bill Devall, na sequência do filósofo norueguês Arne Naess, se propõe designar por deep ecology (ecologia profunda). Segundo uma terminologia já clássica nas universidades americanas, deve-se opor a “ecologia profunda” (deeep ecology), “ecocêntrica” ou “biocêntrica”, à “ecologia superficial” (shallow ecology), ou “ambientalista”, fundada no velho antropocentrismo (FERRY, 1993)
Para Marina Silva, ex-Ministra do Meio Ambiente do Brasil, o desenvolvimento sustentável deve integrar a ecologia e a economia (com. pessoal, 2011). Por outro lado, Marina Silva destaca a importância da sustentabilidade política (que implica passar de opções predatórias a sustentáveis) e da sustentabilidade ética (defendendo que grande parte dos problemas não se resolvem por falta desta): “a ética implica questionar não apenas o que fazemos mas o que somos” (ibidem). Satish Kumar, editor da revista Resurgence, defende que a crise atual não é económica mas sim monetária/financeira e destaca também a complementaridade da ecologia (eco: casa + logos: sabedoria) e da economia (eco: casa + nomos: gestão) (com. pessoal, 2011), melhor seria falar de uma economia ecológica: a gestão da nossa casa (a Terra) com sabedoria. Marina Silva apela a “novos patamares civilizacionais” e Kumar a não temer o idealismo, afinal ambos vislumbram a atual crise de valores e procuram suplantá-la.
O tempo presente exige novas caravelas do pensamento, que deem novos mundos ao mundo, e será, certamente, nessas novas navegações que se descobrirá a forma de implementar um desenvolvimento sustentável gerador de uma pegada ecológica compatível com uma só Terra. Daí a interrogação de Kumar e também a sua resposta: “O que é que o realismo fez? Devemos agora ser idealistas.” Daí o desafio de Marina Silva, através de uma frase de Edgar Morin: “A mudança no começo é apenas um desvio.” Ou (quem sabe?) um retorno às origens…

(Pedro Cuiça, 2012)




Referências bibliográficas
BURGESS, Bill & LAI, Jessica – Footprint Analysis and Review. Disponível em http://www.kwantlen.ca/__shared/assets/Ecological_Footprint_Study6847.pdf, 2006. [14/Nov. 2012]
FERRY, Luc – A Nova Ordem Ecológica. Porto: Edições Asa, 1993. ISBN 972-41-1297-7
KUMAR, Satish – Comunicação pessoal, 2011. [2 Set. 2011]
LEOPOLD, Aldo – Pensar como uma Montanha. Águas Santas: Edições Sempre em Pé, 2008. ISBN 978-972-8870-10-2
LIPOVETSKY, Gilles – Les Temps hypermodernes. Paris: Grasset, 2004. ISBN 978-2-253-08381-8
Pegada Ecológica. Disponível em http://www.ecopegada.org/. [Consult. 14/Nov. 2012]
SILVA, Marina – Comunicação pessoal, 2011. [21 Out. 2011]
WACKERNAGEL, Mathis, MORAN, Dan & GOLDFINGER, Steven – Ecological Footprint Accounting: Comparing Resource Availability with an Economy’s Resource Demand. Disponível em http://www.envirosecurity.org/conference/working/EFAccounting.pdf, 2004. [Consult. 14/Nov. 2012]

Sem comentários:

Enviar um comentário