sábado, 21 de dezembro de 2013

Inverno: o Círculo

O Solstício de Inverno não assinala apenas o começo do inverno boreal, no contexto do Ciclo das Estações ou da, antiga, Roda do Ano. E isso já seria bastante ao revelar que, para além do aparente monopólio do tempo linear, o tempo cíclico, apesar de amplamente ignorado, não é algo obsoleto. Pelo contrário, continua a marcar os ritmos da Natureza de modo tão evidente, sob a forma das fases da Lua ou do ciclo dos dias e das noites, que se torna difícil compreender a aparente cegueira dos urbanóides de estufa e outras faunas (pós)modernaças face ao tempo/movimento circular,… à roda.
 Mas o Solstício de Inverno é também a Festa do Sol, do Deus Sol, do Sol Invictus, o "momento" a partir do qual a duração dos dias irá aumentar e a das noites diminuir e, por isso, trata-se de uma celebração da Luz. Não será por acaso que Santa Luz-ia se celebra em  Dezembro ou que o cristianismo aproveitou para colocar o nascimento de Jesus a 25 de Dezembro, à semelhança do que já era efectuado no culto de Mitra ou no Alban Arthan: o nascimento do “Filho da Luz”. Não é também por acaso que muitos monumentos megalíticos se encontram alinhados com o nascer-do-sol no Solstício de Inverno… "O SOL QUANDO NASCE, NASCE PARA TODOS."

"Tudo o que o Poder do Mundo faz é feito em círculo... O Vento, o seu maior poder, rodopia. As aves fazem os seus ninhos em círculos, porque a religião delas é a mesma que a nossa. O Sol nasce e põe-se também em círculo. A Lua faz o mesmo, e ambos são redondos... Até as estações formam um grande círculo na sua mudança e voltam sempre mais uma vez para onde estavam. A vida do homem é um círculo de infância a infância e é assim em todas as coisas em que a energia se move."
Hehaka Sapa (Alce Negro), dos Sioux Oglala, in David Abram (2007): A Magia do Sensível

22 de Dezembro de 2011


Sem comentários:

Enviar um comentário